O que são armas químicas?

Por Marisa Fonseca Diniz

Arma quimica

A cada dia que passa mais e mais países têm usado armas químicas para dizimar milhares de vidas inocentes em prol a interesses estratégicos nas mais variadas guerras que assolam o mundo. O arsenal de armamento químico não está mais restrito a um pequeno número de países, e sim a governos e organizações perversos e desumanos.

As armas químicas ou biológicas diferem do armamento convencional e nuclear, porque seus efeitos destrutivos não são decorrentes de força explosiva e sim de envenenamento. A utilização das armas químicas é totalmente ofensiva aos organismos vivos.

Os principais componentes das armas químicas são o gás de mostarda, cloro – Cl2 , ácido cianídrico – HCN, gás sarin, agente laranja ou Napalm. A arma química começou a ser utilizada em larga escala a partir da 1ª Guerra Mundial com o intuito de derrotar o inimigo nas trincheiras, onde mais de 800 mil pessoas morreram e foram feridas ao inalarem o gás mostarda, gás de cloro e gás de fosgênio.

No período da 2ª Guerra Mundial, o gás de mostarda foi amplamente utilizado por ter um alto teor químico capaz de queimar a pele e produzir danos graves no pulmão quando aspirado. As armas químicas mais temidas são aquelas que agem no sistema nervoso, tais como os agentes organofosforados que provocam convulsões e a morte.

O composto organofosforado é um composto orgânico degradável que possui a ligação carbono-fósforo muito utilizado no controle de pragas, porém em guerras são utilizados para golpear o inimigo, os tão temíveis gases tóxicos de soman, tabun, VX e sarin. O agente laranja foi utilizado na Guerra do Vietnã pelos norte americanos, apesar de não ter efeito direto nos seres humanos.

A Convenção de Armas Químicas – CWC proíbe o uso de gases tóxicos e métodos biológicos para fins bélicos, vários são os países que assinaram o acordo antes da 2ª Guerra Mundial, quando então foram interrompidas as negociações retornando apenas com o fim da Guerra Fria. Atualmente, o uso de armas químicas é proibido pelas convenções internacionais, porém não é isso que temos acompanhado, e sim uma destruição em massa de inocentes civis por asfixia e deformação completa do corpo.

Artigo protegido pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. É PROIBIDO copiar, imprimir ou armazenar de qualquer modo o artigo aqui exposto, pois está registrado.

Licença Creative Commons
O trabalho O que são armas químicas? de Marisa Fonseca Diniz está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://marisadiniz.wordpress.com/2017/04/06/o-que-sao-armas-quimicas.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s