Bah Tchê, Porto Alegre

Marisa Fonseca Diniz

1

Porto Alegre é a capital do Estado do rio Grande do Sul na região sul do Brasil. A cidade se localiza a margem esquerda do rio Guaíba, e é considerada uma das cidades mais adiantadas como centros culturais do Brasil.

Os índios carijós eram os únicos habitantes da região, onde é localizada hoje a cidade de Porto Alegre até a chegada dos europeus no século XVI.  A cidade só foi estabelecida no século XVIII até então sob o domínio dos espanhóis de acordo com o Tratado de Tordesilhas, em 1494, porém os portugueses desde o século XVII já não mediam esforços para conquistar o território através dos bandeirantes, que iam ao território em busca de escravos índios e tropeiros que caçavam grandes rebanhos de gado bovino, mulas e cavalos que viviam livres.

Com o tempo, os tropeiros passaram a se radicar no sul transformando-se em estancieiros e solicitando a concessão das sesmarias. A primeira foi outorgada em 1732 a Manuel Gonçalves Ribeiro na Parada das Conchas, atualmente Viamão. Em 1737 foi fundada uma fortaleza, onde hoje é o Rio Grande com o objetivo de dar assistência à Colônia do Sacramento no Uruguai.

 tratado

Após a assinatura do Tratado de Madrid em 1750, o rei de Portugal determinou que um grupo de casais de Açores viesse ao território e lá se estabelecessem para povoar o sul, porém os conflitos entre portugueses e espanhóis não conseguiram ser contidos pelo tratado.

Em 1763, o Rio Grande foi invadido pelos espanhóis, e a população portuguesa e o governo mudaram-se às pressas para Viamão. Porém, em 1777 foi assinado o Tratado de Santo Ildefonso regularizando a posse da terra e assim começou a organização e administração da região em detrimento da paz entre Portugal e Espanha.

 transito

A partir da segunda metade do século XX, a cidade de Porto Alegre teve um acelerado crescimento urbano e populacional, onde foram feitos vários investimentos em infraestrutura fazendo com que a cidade experimentasse os diversos problemas que aflige os grandes centros urbanos, tais como favelas, violência, problemas com trânsito e poluição.

A cidade de Porto Alegre está localizada dentro dos limites da Bacia do Paraná, uma extensa bacia sedimentar que se estende do norte até o centro do Brasil. A hidrografia local mais importante é o Lago Guaíba, mais conhecido como rio Guaíba, cuja as águas se acumulam no recesso de uma falha geológica que se origina na cidade de Osório e termina na região de Guaíba. O clima da cidade é subtropical úmido.

Os principais pontos turísticos da cidade de Porto Alegre são:

anfiteatro

Anfiteatro Pôr-do-Sol: localizado no parque Maurício Sirotsky Sobrinho na orla do lago Guaíba. É um local de espetáculos e eventos a céu aberto.

parque

Parque Moinhos de Vento: também conhecido como Parcão, o parque conta com playground e com uma biblioteca ecológica que promove recreação, jogos educativos, oficinas de artes plásticas e programação cultural.

usina

Usina do Gasômetro: é um dos pontos mais tradicionais da cidade para ver o pôr-do-sol, às margens do lago Guaíba. A Usina do gasômetro é um grande centro cultural da cidade de Porto Alegre, onde há várias manifestações artísticas como teatro, dança e pinturas.

mercado-publico

Mercado Público: arquitetura de estilo neoclássico datado de 1869, um local onde pode se encontrar produtos típicos da região, além de restaurantes, lanchonetes e sorveterias.

lago

Lago Guaíba: 950 km² e é um ecossistema que sustenta uma rica biodiversidade integrando diversas espécies de vegetais e animais.

casa-de-cultura

Casa da Cultura de Mario Quintana: o antigo prédio do Hotel Magestic mistura linhas modernas com neoclássicas foi construído entre os anos 1910 e 1933, e hoje abriga um dos mais completos centros culturais da Brasil e da América Latina, a Casa de Cultura Mário Quintana.

Artigo protegido pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. É PROIBIDO copiar, imprimir ou armazenar de qualquer modo o artigo aqui exposto, pois está registrado.

Licença Creative Commons
O trabalho Bah Tchê, Porto Alegre de Marisa Fonseca Diniz está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://marisadiniz.wordpress.com/2017/02/23/bah-tche-porto-alegre.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s