As cidades mais poluídas do mundo

Por Marisa Fonseca Diniz

Pesquisas da ONU revelam o quanto à poluição tem destruído o meio ambiente das grandes cidades ao redor do mundo. A poluição do ar, água, solo, radiação ultravioleta, exposição às substâncias químicas, além das mudanças climáticas tem contribuído alarmantemente para o desenvolvimento de mais de 100 tipos de doenças.

Segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde, a poluição tem matado por ano mais de 12,6 milhões de pessoas, ou seja, um quarto de todas as pessoas registradas no mundo morre decorrentes de doenças provenientes da poluição.

A Revolução Industrial teve um marco significativo na construção da economia das nações ao mesmo tempo em que, contribuiu para o aumento da degradação do meio ambiente.  O capitalismo foi consolidado pela revolução mundial, onde a indústria era considerada uma atividade econômica de vanguarda.

A urbanização é uma das grandes fontes de poluição, o que implica diversos problemas ambientais, tais como o aumento no volume de esgotos, os congestionamentos de tráfego, a quantidade de lixo produzida, entre outros.

Linfen na China é considerada a cidade mais poluída da Terra de acordo com os estudos da Blacksmith Institute. Os níveis de degradação ambiental são altos devido à cidade ser uma região rica em carvão. Os habitantes são obrigados a utilizar máscaras de proteção diariamente, devido o alto risco de contrair doenças respiratórias.

linfen_1

linfen_2

linfen_3

A segunda cidade mais poluída do planeta fica localizada também na China e é Tianjin, onde há uma grande concentração de chumbo, cádmio e outros alcalinos no ar, devido às mineradoras localizadas na região.

tianjin_1

tianjin_2

tianjin_3

Sukinda é considerada a terceira cidade mais poluída do mundo, localizada na Índia possui 12 minas que exploram a extração da cromita. O vale é abundante nos depósitos de cromita a céu aberto de todo o mundo. A poluição causada pelas minas é um grande risco à saúde, sendo 60% da água potável contaminada com crómio hexavalente em níveis mais do que o dobro das normas internacionais. As estimativas são de que 84,75% das mortes do país se dão nas áreas de mineração devido doenças relacionadas a poluição do cromite.

sukinda_3

sukinda_2

sukinda_1

Se as nações não se conscientizarem da necessidade em combater a poluição, todos nós seremos vítimas do desajuste climático em todo o planeta.

Não custa nada sermos todos sustentáveis, pequenas ações diárias podem fazer toda a diferença no planeta.

Artigo protegido pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. É PROIBIDO copiar, imprimir ou armazenar de qualquer modo o artigo aqui exposto, pois está registrado.

Licença Creative Commons
O trabalho As cidades mais poluídas do mundo de Marisa Fonseca Diniz está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://marisadiniz.wordpress.com/2017/01/25/as-cidades-mais-poluidas-do-mundo.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s