As passarelas mais altas do mundo

Marisa Fonseca Diniz

Passarelas são estruturas que podem ser temporárias ou permanentes, construídas como via de acesso a travessia de pedestres sob vias de trânsito motorizado, obstáculos naturais ou cursos de água.

Há alguns pontos essenciais para a construção de qualquer passarela, entre os quais são:

Acessibilidade;

Resistência;

Durabilidade;

Segurança;

Sustentabilidade;

Agilidade.

Algumas passarelas construídas ao redor do mundo são realmente inusitadas, não apenas por serem extremamente úteis, mas também pelo fato de que muitos pedestres devem ser corajosos para transpassá-las.

china_1

Pessoas que sofrem de vertigem ou possuem pânico de altura jamais passariam sobre a Ponte de Vidro do Grand Cânion de Zhangjajie, pois a passarela é suspensa, está a 300 metros de altura em relação ao solo, possui 430 metros de comprimento e 6 metros de largura, e o detalhe mais interessante é que a base da passarela é toda feita de vidro. Aja adrenalina e coragem para atravessá-la.

china_2

A ponte fica no Parque Florestal Nacional de Tianmenshan, localizada em uma região montanhosa no Sul da China. A ponte foi projetada pelo arquiteto israelense Haim Dotan e custou em torno de 3,4 bilhões de dólares. A passarela é feita com 99 painéis, sendo três camadas de vidro, a resistência da ponte foi testada pelos construtores da seguinte maneira: com um caminhão de 2 toneladas e várias pessoas batendo no chão da ponte com martelos, bem inusitado o experimento.

usa_1

A Ponte Royal George é a maior passarela dos Estados Unidos, e está localizada dentro do Royal George Bridge & Park no Colorado. Construída em 1929 com 384 metros de comprimento e 291 metros acima do rio Arkansas, possui 1292 pranchas de madeira que cobrem toda a estrutura feita com base de aço. É uma ponte pênsil com âncoras de gravidade e duas torres gêmeas de vigas de aço que saem delas 300 toneladas de aço que suportam o peso da passarela.

usa_2

Para quem gosta de altas emoções com certeza irá gostar de atravessá-la, a paisagem apesar de bucólica tem uma vista maravilhosa, há uma linha de trem que passa ao lado do rio Arkansas deixando o passeio mais emocionante de se ver.

suica_1

A Raiffeisen-Skywalk, é a maior ponte suspensa da Europa e possui 374 metros de comprimento, foi inaugurada em 2010 em Sattel um pequeno vilarejo nos Alpes Suíços.

A obra ficou pronta em três meses, e atravessa um vale com profundidade de até 57 metros fazendo à ligação a outra trilha que fica em uma colina vizinha. A ponte é sustentada por quatro cabos de aço de cinco centímetros de espessura e tem capacidade de suportar 85 toneladas. Sua construção foi orçada em 1,5 milhões de francos.

suica_2

Para chegar até a ponte é necessário subir de teleférico até uma pequena aglomeração chamada Mostelberg, que fica a 1.191 metros acima do nível do mar. A estação é muito freqüentada por esquiadores durante o inverno, e nas demais estações pelos apaixonados por aventuras, caminhadas e pelos cenários alpinos, a ponte fica ao lado da estação.

Apesar de ser uma ponte segura, em épocas de ventos fortes, a sensação que se tem é que a ponte seja frágil e leve, pois pode-se sentir a ponte balançar, aja emoção.

Artigo protegido pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. É PROIBIDO copiar, imprimir ou armazenar de qualquer modo o artigo aqui exposto, pois está registrado.

Licença Creative Commons
O trabalho As passarelas mais altas do mundo de Marisa Fonseca Diniz está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://marisadiniz.wordpress.com/2017/01/10/as-passarelas-mais-altas-do-mundo.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s