Que tal ter uma usina de biogás?

Marisa Fonseca Diniz

chama-do-biogas

A Declaração da Conferência da ONU sobre Meio Ambiente firmado em 1972 na cidade de Estocolmo estabeleceu 19 princípios que representam o Manifesto Ambiental dos dias atuais. Aproveitando a energia gerada pela Conferência, a Assembleia Geral criou em dezembro de 1972, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – PNUMA, que coordena os trabalhos da ONU em nome do meio ambiente global. Suas prioridades atuais são os aspectos ambientais das catástrofes e conflitos, a gestão dos ecossistemas, a governança ambiental, as substâncias nocivas, a eficiência dos recursos e as mudanças climáticas (trecho incorporado do link: https://nacoesunidas.org/acao/meio-ambiente/).

O pensamento exato das ações a serem empregadas na preservação do meio ambiente se diz respeito em defender e melhorar o meio ambiente para as atuais e futuras gerações tornando-se a meta fundamental para a humanidade. Partindo desse pressuposto a sustentabilidade ambiental e ecológica nada mais é do que a manutenção do meio ambiente mantendo a qualidade de vida e o ambiente em harmonia com as pessoas.

A sustentabilidade ambiental tem por objetivo cuidar do meio ambiente em longo prazo, dessa maneira precisamos evitar a poluição das águas e do ar, várias são as práticas usadas para evitar o caos, tal como a separação do lixo, a fim de não haver desastres ecológicos como as queimadas e os desmatamentos.

meio-ambiente

A sustentabilidade ambiental também consiste em implantar verbas em componentes dos ecossistemas para assegurar que estes continuem sendo viáveis e capazes de se autorreproduzirem mantendo a variedade biológica, além de manter as condições de vida adequadas a todos os seres vivos.

lixo

Nas questões do lixo, devemos fazer um parêntese aqui de suma importância à humanidade, segundo a PNUMA, as cidades geram 1,3 bilhão de toneladas de resíduos sólidos e até 2025 esta quantidade pode chegar até 2,2 bilhões de tonelada, ou seja, é muito lixo. A melhor solução sustentável é o reaproveitamento desse lixo por meio de usinas e miniusinas de biogás.

O biogás é uma mistura de gases que é produzido pela decomposição biológica de matéria orgânica na ausência de oxigênio, sendo uma mistura gasosa de gás metano, gás carbônico, pequenas quantidades de gás sulfídrico e umidade. É um combustível usado também na geração de energia limpa e renovável.

biogas

A produção de biogás é feita por meio de biodigestores que são grandes tanques cheios de arqueobactérias responsáveis pela fermentação da matéria orgânica ou biomassa, que pode ser:

  • Estrume;
  • Restos de alimentos;
  • Resíduos de madeira;
  • Palha de arroz;
  • Bagaço de cana de açúcar;
  • Resíduos urbanos;
  • Entre outros.

biogas_usina

Um dos principais problemas ambientais nas grandes cidades são os aterros sanitários, o aterramento do lixo é uma das soluções que leva a produção do biogás resultante do processo de digestão anaeróbica da matéria orgânica. Segundo o IPCC – Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, as emissões de gás metano provenientes de aterros sanitários variam de 20 teragramas (Tg/ano) por ano a 70 Tg/ano, o que indica que são responsáveis apenas por 6% dos 20% das emissões de metano por ano em todo mundo.

O biogás é uma excelente alternativa de geração de energia para o abastecimento de comunidades isoladas tanto no Brasil como em outras partes do mundo, pois utiliza resíduos gerados tanto na agricultura como na pecuária que podem suprir as demandas energéticas, e não gera tantos impactos socioambientais como o gás natural.

Quer ter uma miniusina de biogás? Converse conosco da D&K Negócios, Intermediação e Consultoria, MD Networking, que temos a melhor solução para sua empresa, fazenda, condomínio ou cidade.

Artigo protegido pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. É PROIBIDO copiar, imprimir ou armazenar de qualquer modo o artigo aqui exposto, pois está registrado.

Licença Creative Commons
O trabalho Que tal ter uma usina de biogás? de Marisa Fonseca Diniz está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://marisadiniz.wordpress.com/2016/10/02/que-tal-ter-uma-usina-de-biogas.

Anúncios

One thought on “Que tal ter uma usina de biogás?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s