Casa sustentável de baixo custo

Marisa Fonseca Diniz

4

O sonho de todo brasileiro é ter uma casa própria, porém o custo em adquirir um imóvel é alto demais para a maioria da população brasileira que depende exclusivamente de salário mínimo para conseguir comprar uma casa padrão popular.

Há inúmeros projetos sociais de habitação popular disponíveis no mercado nacional, porém a grande maioria possui filas homéricas de credenciados a espera de um chamado para conseguir adquirir um imóvel por meio de sorteio.

O custo de um imóvel padrão popular no Brasil depende da região onde são construídos, conforme o índice de gestão compartilhada (SINAPI) entre a Caixa Econômica Federal – CEF e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, que divulga mensalmente os custos e índices da construção civil teve sua  última atualização em fevereiro de 2016.

Indice de construção

O material utilizado atualmente na construção das casas populares não é sustentável ou reciclável o que acaba encarecendo demais o preço final do imóvel.

Há ainda muita resistência e desinformação no setor da construção civil no Brasil em questão de se usar materiais ecologicamente corretos, que agridem menos o meio ambiente e em grande escala tem um custo menor de construção possibilitando que mais pessoas possam comprar o tão sonhado imóvel, além de proporcionar melhor qualidade de vida aos interessados.

Diversas construções sustentáveis de baixo custo já foram erguidas ao redor do mundo, inclusive no Brasil, que utilizam materiais ecológicos e de fácil construção, ou seja, com pouco investimento se constrói imóveis para muito mais pessoas que necessitam de habitação para ter uma vida mais digna. Basta querer e ter incentivo dos governos para transformar uma ideia simples em várias casas populares.

Um grupo de amigos se reuniu e construiu uma casa sustentável no valor de mais ou menos US$ 2.500,00 utilizando produtos encontrados na natureza, além do custo ser baixo a construção ficou pronta em 9 meses. Impossível? Não.

1

Uma mistura de argila, areia e palha (COB) totalmente sustentável foi utilizada para fazer a estrutura da casa, altamente resistente, a prova de fogo e terremotos. A vantagem desse tipo de construção é que além de não agredir o meio ambiente ainda proporciona um ambiente agradável no verão e inverno.

Não gostou da simplicidade da casa? Não se preocupe porque isso não é motivo para deixar de produzir casas como estas, mas não se preocupe há muitas outras casas interessantes e baratas.

Imagine uma casa baseada na nanotecnologia? Há não sabe o que é nanotecnologia? Então sugiro acessar estes links a seguir para se inteirar melhor ao assunto, Nanotecnologia na Construção Civil e Novidades da Nanotecnologia.

Imagine, uma casa de padrão europeu adaptada ao clima tropical brasileiro? Em menos de uma semana e com apenas 4 funcionários é possível construir uma casa 25% mais barata do que as convencionais brasileiras. Paredes com isolamento térmico e acústico mantêm a temperatura agradável em qualquer estação do ano, além de ser resistente a fogo, água e cupim.

_2

A casa possui aproveitamento de água, ar e energia, além de estrutura para teto solar, aparelho de ar e purificador instalado que filtra a água antes de chegar às torneiras da casa. A construção resiste a tremores sísmicos e ventos de até 300 km/h.

Também não gostou do modelo desta casa? Não desanime há outros modelos tão eficientes quanto os anteriores, sustentáveis e de baixo custo.

_3

Com apenas US$ 4 mil dólares é possível construir uma casa 100% reciclável de papelão, não pense que este material é frágil como as caixas de papelão convencionais, o material foi desenvolvido por uma equipe de arquitetos que usou papelão corrugado fixado com cola ecológica em várias camadas resistentes e isoladas formando anéis modulares altamente resistentes.

Com boa vontade e criatividade é possível construir casas simples e de baixo custo basta querer, pensar mais na sociedade carente e menos no lucro.

Artigo protegido pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. É PROIBIDO copiar, imprimir ou armazenar de qualquer modo o artigo aqui exposto, pois está registrado.

Licença Creative Commons
O trabalho Casa sustentável de baixo custo de Marisa Fonseca Diniz está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://marisadiniz.wordpress.com/2016/08/25/casa-sustentavel-de-baixo-custo.

Anúncios

2 thoughts on “Casa sustentável de baixo custo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s