Meio ambiente, o que devemos esperar para os próximos anos?

Marisa Fonseca Diniz

Planeta

Ironicamente, todos os anos os meios de comunicação alertam  para a preocupação em preservar o meio ambiente às futuras gerações, acordos mundiais são firmados, porém a situação pouco muda. No decorrer dos anos muitos países tem proposto ações eficientes para diminuir a emissão de gás carbônico e metais pesados na atmosfera, no entanto as propostas ainda são muito poucas perto da destruição a que o planeta está sendo submetido.

A Conferência das Nações Unidas das Alterações Climáticas, a COP 21, que está sendo realizada na França neste ano de 2015 tem como objetivo principal fazer com que as nações participantes  debatem propostas e cheguem a um acordo jurídico vinculativo e universal sobre soluções pautáveis sobre o clima não ficando apenas no discurso.

O problema a ser discutido está sempre vinculado às alterações climáticas, e quando olhamos mais a fundo os problemas que algumas nações têm causado ao meio ambiente acaba nos deixando perplexos com o tamanho da destruição.  O ser humano que inicialmente era apenas considerado parte integrante do ambiente, atualmente se coloca em uma situação de domínio sobre os demais seres vivos, causando um grande impacto destrutivo sobre os ecossistemas.

As florestas, pulmão mundial, em sua grande maioria são devastadas para alocação humana em assentamentos, que por sua vez desmatam para transformar em agricultura e pastos. O desmatamento é decorrente não apenas dos assentamentos como também da exploração madeireira desmedida para a produção de combustível e outros fins.

Amazonia

Metade das florestas tropicais de todo planeta já desapareceram segundo o relatório State of the Rainforest /2014, a perda da biodiversidade em consequência da degradação dos ecossistemas é uma das principais responsáveis pela emissão de toneladas de CO2 na atmosfera.

china air pollution

A emissão de gases causadores do efeito estufa é o grande vilão do aquecimento global, mais de 34 bilhões de toneladas de dióxido de carbono são lançados na atmosfera a partir da queima dos combustíveis fósseis, e os países líderes nesse processo são os seguintes:

  • China;
  • Estados Unidos;
  • Índia;
  • Rússia;
  • Japão.

O conceito de que país desenvolvido tem que ser aquele que consome combustível fóssil na produção anda completamente ultrapassado, pois além de deteriorar o planeta também diminui a qualidade de vida dos seres vivos. A alteração climática acelerada tem influenciado diretamente a saúde dos seres humanos afetando o sistema nervoso, respiratório, imunológico entre outros.

Os tratados entre os países são essenciais para diminuição da emissão de gases tóxicos, porém deve haver uma maior conscientização não apenas dos agentes causadores deste aceleramento climático como também da própria população.

book

A educação ambiental deve ser incluída como matéria obrigatória nas escolas, a fim de conscientizar a partir da infância a importância em conservar o meio ambiente. É um assunto a ser discutido em todas as alçadas da sociedade, pois só assim poderemos colaborar com o meio em que vivemos bastando empregar ações simples no dia-a-dia que poderá contribuir para uma melhora na qualidade de vida de todos.

Que em 2016, mais atitudes positivas possam surgir, a fim de que possam ser dissipadas pelo mundo afora, pois além da natureza agradecer todos os envolvidos direta ou indiretamente poderão se beneficiar com os benefícios que um mundo mais sustentável poderá proporcionar.

Artigo protegido pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. É PROIBIDO copiar, imprimir ou armazenar de qualquer modo o artigo aqui exposto, pois está registrado.

 

Licença Creative Commons
O trabalho Meio ambiente, o que devemos esperar para 2016? de Marisa Fonseca Diniz está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://marisadiniz.wordpress.com/2015/12/06/meio-ambiente-o-que-devemos-esperar-para-2016.

Anúncios

One thought on “Meio ambiente, o que devemos esperar para os próximos anos?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s