O impacto dos desastres naturais

Marisa Fonseca Diniz

giphy

Quando escutamos nos noticiários sobre uma catástrofe como tsunamis, inundações ou avalanches o impacto da notícia pode não deixar todas as pessoas aterrorizadas, mas acaba deixando uma preocupação aos ocupantes da localidade acometida por tal evento.

As catástrofes naturais como o próprio nome diz é um fenômeno da natureza, que provoca uma proporção elevada de destruição material, alterações na superfície terrestre, perdas de vidas humanas e seres vivos. Os principais fenômenos naturais são os deslizamentos de terra, temporais, tempestades de grande intensidade, maremoto ou tsunami, inundações, erupções vulcânicas, avalanches, seca e terremoto.

Os desastres naturais ocorrem quando há um evento físico, que provoca direta ou indiretamente danos de grande proporção a propriedades vitimando um grande número de pessoas.

A quantidade de catástrofes naturais nos dias de hoje estão associados às alterações climáticas provocadas pela ação do ser humano com a emissão de gases do efeito estufa, o que provoca o aquecimento global e aumenta a frequência e a magnitude destes eventos.

Vamos relembrar alguns episódios das catástrofes naturais que ficaram marcadas na história:

Deslizamentos de terra: é o deslocamento de uma grande porção de terra, que arrasta árvores e pedras. As principais causas do deslizamento de terra são as fortes chuvas na região e os terremotos. Como exemplo, podemos citar o deslizamento de terra que aconteceu este ano na Guatemala devido as fortes chuvas na região, onde as autoridades daquele país afirmaram 30 mortos e mais de 600 desaparecidos devido o deslizamento de terra que soterrou diversas casas.

guatemala
Fonte: Foto Notícias UOL

Tempestade de grande intensidade e temporais: são decorrentes de alteração atmosférica em determinados pontos da Terra, os furacões, por exemplo, é um exemplo de tormentas catastróficas que ocorrem em áreas tropicais e causam grandes danos. O furacão Wilma atingiu a Península de Yucatan em 2005 e foi considerado categoria 5 na Escala de Furacões de Saffir-Simpson.

furacao wilma

Maremoto ou tsunami: é a agitação da água do mar de maneira violenta com ondas gigantescas, ocorre quando acontece um terremoto que agita o fundo do mar. Em 11 de março de 2011, um tsunami de 10 metros de altura arrasou a Costa de Sendai a nordeste do Japão, sendo registrado um violento tremor de 8,9 de magnitude.

tsunami japão

Inundações: São chuvas abundantes que acontecem em curto espaço de tempo e provocam o aumento do nível dos rios.  A cidade de Brownsville no Texas, Estados Unidos, neste ano sofreu com fortes inundações deixando 21 mortes e diversos desabrigados.

Inundação

Erupções vulcânicas: é a expulsão de materiais líquidos, sólidos ou gasosos pela cratera de um vulcão. A mais famosa erupção vulcânica do Vesúvio em 79 d.C. destruiu Pompeia e Herculano na Itália, onde cerca de 16 mil pessoas morreram em consequência da forte onde de calor de cerca de 250º C seguida de explosão.

Vesuvio

Avalanches: são deslizamentos de grande quantidade de neve acumulada nas montanhas.  É muito comum haverem avalanches no Monte Everest, a montanha mais alta do mundo matando alpinistas desavisados.

Everest

Seca: período prolongado sem chuvas suficientes para atender a necessidades de água na região. O nordeste brasileiro é muito castigado pela seca, e algumas regiões ficam em estiagem por mais de um ano sem chuvas.

Seca

Terremoto: ou sismo é um fenômeno geológico caracterizado por uma forte e rápida vibração da crosta terrestre. Em 22 de maio de 1960, o Chile foi sacudido por um terremoto de magnitude 9,5 da escala Richter, aproximadamente 1,6 mil pessoas morreram e 3 mil ficaram feridas sendo que mais de 2 milhões de pessoas perderam suas casas.

Terremoto Chile

Artigo protegido pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. É PROIBIDO copiar, imprimir ou armazenar de qualquer modo o artigo aqui exposto, pois está registrado.

Licença Creative Commons
O trabalho O impacto dos desastres naturais de Marisa Fonseca Diniz está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://marisadiniz.wordpress.com/2015/11/16/o-impacto-dos-desastres-naturais-2.

Anúncios

One thought on “O impacto dos desastres naturais

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s