A arte do mosaico

Marisa Fonseca Diniz

A arte do mosaico surgiu na antiguidade como elemento decorativo, porém sempre possuiu um aspecto deslumbrante de alto valor e execução trabalhosa. O mosaico é uma arte ornamental utilizado como revestimento de pisos, paredes e tetos com o objetivo de conseguir um efeito suntuoso aos ambientes.

A técnica do mosaico consiste basicamente em acoplar sobre uma superfície fragmentos de pedra, que podem ser pedras preciosas, semipreciosas, mármores, porcelana, vidro ou cerâmica de cores diversas que são incrustadas em cimento ou argamassa formando figuras ou motivos geométricos.

Mosaico de Alexandre é um piso mosaico romano originário da Casa do Fauno de aproximadamente de 150 a.C.
Mosaico de Alexandre é um piso mosaico romano originário da Casa do Fauno de aproximadamente de 150 a.C.

Na Grécia antiga, o mosaico era utilizado na decoração de pisos, o que depois foi perpetuado pelos romanos tendo sua importância acentuada em residências mais abastadas urbanas e campestres. O ápice do mosaico deu-se no desenvolvimento da arte bizantina e paleocristã. No modernismo, o mosaico teve papel relevante já que diversas obras arquitetônicas o utilizam como uma forma mais habitual na decoração mural.

Mosaico romano da Vila de Las Tiendas, Espanha, sec. I d.C.
Mosaico romano da Vila de Las Tiendas, Espanha, sec. I d.C.

Na América Latina, os maias e os astecas utilizaram os mosaicos no lugar dos afrescos nos séculos XIV e XV, ressurgindo na Renascença romana. A revolução industrial fez com que as técnicas da arquitetura fossem incorporadas aos produtos industrializados, sendo que o mosaico passou a ser produzido  em lajotas ou pequenos quadrados de cerâmica, que ao se unirem formavam imagens decorativas maravilhosas em painéis decorativos.

Parque Güell
Parque Güell

No final do século XIX e início do século XX, o arquiteto catalão Antoni Gaudí desenvolveu uma técnica própria, onde utilizava recursos do mosaico na sua arquitetura integrando a natureza. O Parque Güell, a Casa Milá e a Casa Batló a Espanha são exemplos desta integração da natureza com o mosaico.

Atualmente, o mosaico tem sido utilizado como peças decorativas para ambientes internos e externos.

Artigo protegido pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. É PROIBIDO copiar, imprimir ou armazenar de qualquer modo o artigo aqui exposto, pois está registrado.

Licença Creative Commons
O trabalho A arte do mosaico de Marisa Fonseca Diniz está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://marisadiniz.wordpress.com/2015/08/02/a-arte-do-mosaico/.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s