Os edifícios antiterrorismo mais seguros do mundo

Marisa Fonseca Diniz

Quando nos referimos ao terrorismo sempre vem em nossa mente o perigo de morremos ou de sermos vítimas das atrocidades provocadas pelas pessoas envolvidas neste ato. Segundo estudiosos, os ataques terroristas surgiram no início do século XIV, quando um grupo de judeus fanáticos conhecidos como sicários atacava cidadãos judeus e não judeus que eram favoráveis ao domínio romano.

O terrorismo moderno que apavora milhões de cidadãos em todo mundo surgiu no século XIX na Europa, quando grupos anarquistas consideravam o Estado o seu maior inimigo. A ação terrorista visava à luta armada para constituição de uma sociedade livre do comando do Estado. Porém foi a partir do século XX que as ações terroristas evoluíram como forma de luta por suas ideologias.

Após os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos, os edifícios aumentaram a segurança e resistência estrutural de suas construções. Na época dos atentados terroristas quase três mil pessoas morreram nos ataques, sendo a maioria das vítimas civis que morreram no complexo do World Trade Center.

Os Estados Unidos desenvolveu um conjunto de orientações chamado UFC – United Facilities Criteria 4-010-01 , onde estabelece todas as orientações gerais que uma instalação federal necessita para se proteger do terrorismo.

Dentro destes padrões há algumas construções que seguem a risca as orientações, vejamos:

Svalbard Global Seed Vault

Svalbard Global Seed Vault_1

Localizado no arquipélago Ártico de Svalbard ao sul do polo norte é um sítio global de sementes, que tem por objetivo salvaguardar a biodiversidade das espécies de cultivos que possam servir de alimento às populações globais.

A.9286.101-D Plan anlegg _ Layo

A construção subterrânea é feita de aço e concreto armado e resiste a ataques nucleares e a terremoto. A estrutura foi projetada para durar mais tempo do que as Pirâmides de Gizé.

World Trade Center 7

World Trade Center 7

Localizado em Nova York em frente ao World Trade Center da parte baixa de Manhattan, o edifício tem um design moderno que enfatiza a segurança. Construído com concreto reforçado capaz de suportar qualquer ataque terrorista. A estrutura externa do edifício é inteiramente feita de vidro resistente a bombas, caso aconteça qualquer explosão próximo ao World Trade Center 7 os sistemas de janelas desviam toda a energia da explosão fazendo com que qualquer objeto lançado para fora volte voando ao edifício.

World Trade Center 7_1

As janelas próximas ao lobby possuem um sistema de cabos internos que atuam como pedaços de borracha, as escadas são largas e a prova de fogo, os pilares são todos feitos em aço, e a estrutura é caracterizada por design ecológico.

Fort Knox

Fort Knox

É uma pequena cidade localizada no estado de Kentucky ao longo do rio Ohio. É a base do Exército dos Estados Unidos onde guarda grande parte do ouro. O complexo possui uma segurança de dar inveja a qualquer edifício federal, a porta do cofre possui 22 toneladas de aço maciço. A segurança é composta por tanques de guerra, helicópteros, guardas bem armados, paredes de granito e sistema de alarme de última geração.

Fort Knox_1

O projeto utilizou 16.000 pés cúbicos de granito, 4.200 jardas cúbico de concreto, 750 toneladas de aço maciço  e 670 toneladas de aço estrutural.

Data Center Bahnhof

Data Center Bahnhof

Localizado no centro de Estocolmo é um provedor de serviços de internet e ganhou notoriedade como a antiga casa dos Wikileaks.

Data Center Bahnhof_1

Localizado a 30 metros sob-rochas de granito no Parque Berg Vita, o centro de dados possui estufas subterrâneas, cachoeiras, motores de submarinos alemães, luz e sua estrutura pode suportar uma batida de bomba de hidrogênio.

A energia é gerada através de motores a diesel e produzem 1,5 megawatts, o centro de dados contém grossas portas de metal que protegem seus servidores e computadores de qualquer ataque terrorista.

Os artigos aqui publicados e este blog estão protegidos pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. É PROIBIDO copiar, imprimir ou armazenar de qualquer modo os artigos aqui expostos, pois estão todos registrados.

Licença Creative Commons
O trabalho Os edifícios antiterrorismo mais seguros do mundo de Marisa Fonseca Diniz está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://marisadiniz.wordpress.com/2015/05/21/os-edificios-antiterrorismo-mais-seguros-do-mundo/.

Anúncios

One thought on “Os edifícios antiterrorismo mais seguros do mundo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s