As ilhas mais perigosas do mundo

Marisa Fonseca Diniz

Férias

As férias chegaram e todos estão em busca de descanso e diversão, porém algumas pessoas preferem radicalizar e curtir lugares inusitados. Aqui vai uma lista das ilhas que no primeiro momento podem atrair a curiosidade dos aventureiros, mas que na verdade devem ser evitadas.

Ilhas Queimada Grande e Pequena – Brasil: localizadas a cerca de 35 quilômetros do litoral do estado de São Paulo na costa de Itanhaém e Peruíbe. As ilhas são desabitadas e tem acesso proibido pela Marinha do Brasil. A Ilha da Queimada Grande tem aproximadamente 430.000 m2, altitude máxima de 206 m e topografia irregular. Não há praias, apenas costões rochosos, a ilha possui um farol automático instalado na parte mais plana da ilha, que é controlado e conservado pela Marinha do Brasil.

Jararaca-ilhoa

A Ilha da Queimada é considerada a ilha mais perigosa do mundo devido a grande quantidade de cobras da espécie endêmica da ilha é a Jararaca-ilhoa. Os cientistas alegam que a Jararaca-ilhoa é a cobra mais venenosa e potente do mundo. A ilha que recebeu o nome de queimada, porque no passado os eventuais pescadores da região ateavam fogo na vegetação costeira, a fim de afugentar as serpentes e poderem desembarcar em terra firme.

Ilha da Queimada Grande

As águas profundas ao redor da ilha possuem diversas espécies de peixe, tais como garoupas, caranhas, budiões e também tartarugas-marinhas.

Ilhas Izu – Japão: As ilhas Izu formam um arquipélago de 12 ilhas vulcânicas, sendo 9 delas habitadas, porém elas ficam em cima de três placas tectônicas, que provocam atividades vulcânicas m níveis elevados. No ano de 1953 houve uma erupção que causou a morte de 53 pessoas, e em 2000 a ilha precisou ser evacuada devido a erupções vulcânicas. O problema da ilha é que os moradores precisam carregar máscaras para se protegerem da alta emissão de gases tóxicos, principalmente o enxofre, que podem subitamente aumentar quando se menos espera.

Ilhas Izu

Ilha Ramree – Myamar: a ilha é separada do continente pelo estreito Like, que fica a 150 m de largura, o ponto mais alto é Zikha Taung, a 305 m de altura do monte situado perto da costa ocidental no sul da ilha.

Ilha Ramree – Myamar

Durante a II Guerra Mundial um fato lamentável ocorreu, a Batalha de Ramree foi travada durante janeiro e fevereiro de 1945, no final da batalha soldados japoneses foram forçados aos pântanos que cercam a ilha, habitat de diversos crocodilos de água salgada. Sendo assim sabe-se que mais de 800 soldados foram devorados pelos animais, segundo o Guiness World.

Ilhas Farallon – Estados Unidos: as ilhas são afloramentos rochosos de formação granítica que partem da costa continental. O bloco foi arrancado ao sul de sua posição atual da placa do Pacífico.

Farallon-Islands-US

O litoral das Ilhas de Farallon fica a 40 km de São Francisco, e entre os anos de 1946 e 1970 foram usadas como depósito de lixo radioativo. Estima-se que mais de 48 mil barris tenham sido lançados no local, o perigo que o lixo radioativo apresenta ao meio ambiente é incerto. As ilhas são habitadas por elefantes marinhos que atraem numerosos tubarões brancos.

Ilhas Marshall – Micronésia: as ilhas Marshall são compostas por 29 atóis e 5 ilhas como Ratak Chain na parte oriental e Ralik na parte ocidental.

Ilhas Marshall

As Ilhas Marshall foram palco de diversos testes nucleares realizados pelos Estados Unidos entre os anos de 1946 e 1958 estendendo-se até 1960. Os testes causaram uma série de problemas de saúde à população. Na Ilha do Bikini os alimentos produzidos tinham altos níveis de radiação, o que causou a desabitação da ilha.

Quando pensar em férias não inclua estas ilhas no roteiro, aliás passe longe delas. Boas Férias!

Os artigos aqui publicados e este blog estão protegidos pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. É PROIBIDO copiar, imprimir ou armazenar de qualquer modo os artigos aqui expostos, pois estão todos registrados.

Licença Creative Commons
O trabalho As ilhas mais perigosas do mundo de Marisa Fonseca Diniz está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://marisadiniz.wordpress.com/2014/12/18/as-ilhas-mais-perigosas-do-mundo/.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s