Arquitetura Vernacular

Marisa Fonseca Diniz

A preocupação com a conservação do meio ambiente é atualmente um dos quesitos mais importantes do setor da construção civil em alguns países. Quando pensamos na quantidade de insumos utilizados na construção das habitações convencionais, e os produtos químicos que os compõem estes materiais, percebemos o quanto o meio ambiente é degradado diariamente.

A arquitetura vernacular provém da palavra vernaculus que significa “nativo” é uma técnica milenar, pois  utiliza processos, recursos, técnicas sustentáveis e materiais orgânicos na construção. Em geral, as edificações possuem um caráter regional ou características do local onde são erguidas devido as técnicas utilizadas, possibilitando adequá-las ao meio ambiente onde estão inseridas.

As principais edificações baseadas na arquitetura vernacular são as seguintes:

Pau a pique:  técnica construtiva que utiliza o entrelaçamento de madeiras verticais fixadas no solo com vigas horizontais, em geral de bambu amarradas entre si por cipós, que dão origem a um painel perfurado, que são preenchidos os vãos com barro transformando-os em parede. As paredes podem ter um acabamento alisado e receber pintura de caiação ou apenas permanecerem de forma rústica.

Pau a pique

Bambu:  a utilização do bambu nas construções é uma opção mais sustentável, pois seu crescimento é rápido, além de ser autorrenovável.

Bambu

Adobe: processo construtivo rudimentar de alvenaria, os tijolos de adobe são fabricados com terra crua, água e palha ou fibras naturais moldados em fôrmas artesanais ou semi-industrial.

Adobe

Madeira: o processo construtivo da casa de madeira é semelhante ao do bambu.

Madeira

Pedra:  o processo construtivo com pedras proporciona as vantagens da durabilidade e resistência. As pedras resistem ao vento, fogo e água.

Pedra

Qual será o seu próximo investimento? Pedra, pau-a-pique, bambu, madeira ou adobe? O meio ambiente agradece a consciência de todos que se preocupam com a sua preservação.

Os artigos aqui publicados e este blog estão protegidos pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. É PROIBIDO copiar, imprimir ou armazenar de qualquer modo os artigos aqui expostos, pois estão todos registrados.

Licença Creative Commons
O trabalho Arquitetura Vernacular de Marisa Fonseca Diniz está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://marisadiniz.wordpress.com/2014/11/07/arquitetura-vernacular/ .

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s