Os piores países para se viver

Marisa Fonseca Diniz

O Índice de Desenvolvimento Humano – IDH foi desenvolvido pelos economistas Amartya Sem e Mahbub ul Haq em 1990, e tem sido utilizado pelo Programa das Nações Unidas pelo Desenvolvimento – PNUD desde 1993 para elaborar seus relatórios anuais.

O IDH é uma medida comparativa com base em três pilares a saúde, educação e renda, que são medidos da seguinte maneira:

Saúde: expectativa de vida ao nascer, baseado em uma vida longa e saudável;

Educação: média de anos de estudo dos adultos e anos esperados de escolaridade das crianças, onde o acesso ao conhecimento é base prioritária;

Renda: medido pela Renda Nacional Bruta – RNB com base na Paridade de Poder de Compra – PPC por habitante, isto é qual o padrão de vida decente para se viver.

Estes dados ajudam a classificar os países pelo seu grau de desenvolvimento humano como desenvolvidos, em desenvolvimento e subdesenvolvidos. O IDH varia entre 0 e 1, isto é, quanto maior a proximidade a 1, mais desenvolvido será o país. Em 2011 a média mundial entre os 187 países avaliados foi de 0,682.

Os 5 países com os piores IDH são:

Níger:  0,304

Níger

Localizado na região do Saara da África ocidental está rodeado por Mali, Argélia, Chade, Nigéria, Benin e Burkina Faso. A única região fértil do país fica a sudoeste e é banhada pelo rio Níger, as demais regiões possuem terreno semiárido.

Em 2003, Níger criminalizou a escravidão, mais de 43 mil pessoas ainda são considerados escravas. Em março de 2007 numa cerimônia pública 7.000 escravos foram libertados.

Em 2005, o país enfrentou sua pior praga de gafanhotos em 15 anos, assim como uma severa seca. Segundo dados da ONU 3,6 milhões de cidadãos sofrem com a desnutrição no país.

O país enfrenta a falta de estrutura adequada na saúde, além de não ter investimentos em  saneamento básico, educação e a população abaixo da faixa da miséria, onde não há comida disponível para todos os cidadãos.

República Democrática do Congo: 0,304

Congo

País da África Central, que abrange a maior parte do rio Congo, e é banhado a oeste pelo oceano Atlântico e faz fronteira com Angola,  Sudão, Tanzânia e Zâmbia.

O clima é equatorial com chuvas abundantes e temperaturas elevadas durante o ano todo. É um país rico em recursos minerais, tais como diamantes e cobalto, onde cerca de 80% da produção é escoada pelo mercado negro. As florestas cobrem 55% do território e fornecem madeiras como mogno e ébano.

A economia nacional sofre as consequências dos conflitos armados no país, além de redução de investimentos estrangeiros, destruição de infraestrutura, inflação alta, a taxa de mortalidade infantil é uma das mais altas do planeta, sendo 115 óbitos para cada mil nascidos vivos. O país não é populoso, mas a idade média de vida não passa dos 41 – 46 anos de vida.  A maioria dos habitantes vive com menos de US$ 1 por dia, isto é bem abaixo da linha da pobreza.

Moçambique: 0,327

Moçambique

Moçambique é um país localizado no sudeste da África, banhado pelo Oceano Índico e faz fronteira com a Tanzânia, Malawi, Zâmbia, Zimbabwe, Suazilândia e África do Sul.

A economia do país é baseada em recursos naturais, agricultura e na fabricação de alimentos, bebidas, produtos químicos, alumínio e o petróleo. O setor do turismo está em pleno desenvolvimento. A desigualdade de renda e expectativa de vida no país é uma das piores do planeta, apesar do crescimento econômico ser alto, a taxa do PIB per capita ainda é um dos piores do mundo.

Chade: 0,340

Chade

A República do Chade não possui acesso ao mar e está localizado ao norte da África. Faz fronteira com a Líbia, Sudão, República Centro Africana, Camarões, Nigéria e com o Níger. Possui mais de 200 etnias e a região mais população é a capital do país N’Djamena.

O país encontra-se dividida em três grandes regiões geográficas, a zona desértica do norte, o cinturão árido do Sahel no centro e a savana sudanesa fértil do sul.

O Chade é um dos países mais pobres e com maior índice de corrupção no mundo, a maioria da população vive abaixo da linha da pobreza, mesmo sendo o petróleo a maior fonte de exportação do país.

Burquina Faso: 0,343

Burquina Faso

É um país africano que faz fronteira com Mali, Níger, Benin, Togo, Gana e pela Costa do Marfim. O país possui a pior taxa de alfabetização do mundo.

A economia do país está baseada em reservas minerais de ouro, mas é o algodão o esteio econômico para muitos cidadãos.  Burkina Faso tem enfrentado diversos problemas internos e externos sobre os problemas com a economia e os direitos humanos, segundo alegações de que esteja envolvido no contrabando de diamantes pelos rebeldes da Serra Leoa.

Agora antes de você reclamar da comida que tem no prato pense naqueles que nem comida tem para reclamar. Quando você achar que a vida é injusta porque você não conseguiu comprar o melhor smartphone disponível no mercado, lembre-se daqueles que nem sabem o que é uma casa quanto menos um aparelho celular.

A consciência de que há povos ao redor do mundo em situações muito piores que a nossa, podem proporcionar um mundo muito melhor sem egoísmo, ostentação, ganância e corrupção no futuro. Que cada um de nós faça a sua parte para que isso seja real!

Os artigos aqui publicados e este blog estão protegidos pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. É PROIBIDO copiar, imprimir ou armazenar de qualquer modo os artigos aqui expostos, pois estão todos registrados.

 

Licença Creative Commons
O trabalho Os piores países para se viver de Marisa Fonseca Diniz está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://marisadiniz.wordpress.com/2014/05/25/os-piores-paises-para-se-viver.

Anúncios

3 thoughts on “Os piores países para se viver

  1. Triste a situação deste povo Marisa, as vezes achamos que somos os piores, mas sempre tem alguém em situação pior do que a nossa, e o que mais me impressiona é a alegria deste povo, sempre vejo videos no you tube, e vejo a alegria deste povo com coisas mínimas, é precisamos mesmo é parar de reclamar.

  2. Forte a matéria, e muito importante abordar tal situação, o Mundo é nosso lugar como seres humanos e nele vivemos da melhor forma, mais fico muito triste em ver tanta desigualdade neste planeta, pessoas vivendo em condições de Rei no mundo atual, enquanto essas pessoas acima citadas, vivendo em plena miséria, cade a humanidade, dos Lideres,dos mais ricos e dos que podem ajudar essas nações, por que viver em guerra, por causa da ganância, pra que juntar tanto e saber que nada irá conosco para outra vida.
    Que Deus, o senhor Jesus esteja com essas pessoas, que com toda pobreza ainda sorriem, por que certamente Jesus esta soprando em seus ouvidos a Felicidade que só ele pode dar..
    É lamentanvel saber que vivemos em um mundo tão injusto com os seres feito a imagem e semelhança de Deus..

    um bom futuro para esses verdadeiros guerreiros..
    JL

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s