Morando em uma casa ecologicamente correta

 

Marisa Fonseca Diniz

Bambu, madeira ecológica, telhado verde, tinta a base de água, fibra de vidro, cimento ecológico, concreto verde, entre outros são materiais sustentáveis utilizados na construção de edificações ecologicamente corretas. Empresas e profissionais que possuem consciência ecológica preferem utilizar materiais e recursos sustentáveis que colaboram na preservação do meio ambiente.

A educação sustentável é a chave que a abre o caminho das novas pesquisas e tecnologias empregadas no setor da construção civil em todo o mundo. Educar os mais jovens para ter a ciência de que, a preservação do meio ambiente nos dias de hoje poderão proporcionar um futuro muito mais sustentável às futuras gerações.

Aqui neste artigo decidi reunir algumas ideias de como construir uma casa sustentável com materiais, processos e recursos ecologicamente corretos.

Container sustentável: as empresas de comércio exterior ao redor do planeta mensalmente descartam containers por diversos motivos, e pensando na possibilidade de reaproveitamento destas caixas de aço, alguns arquitetos decidiram transformá-las em moradia. O aço é um excelente condutor de calor e para transformá-lo em uma residência são necessárias algumas reformas, tais como, corte e soldagem do aço, além de forrar com garrafas PET que servem como um bom isolante térmico. O aço do container deve ser jateado com abrasivo e repintado com tinta não tôxica antes de transformá-lo em moradia.

A tecnologia modular permite que a construção tenha os custos reduzidos em mais da metade em relação às construções tradicionais, além de reduzirem o tempo de espera para conseguir uma casa, e utilizarem materiais inteiramente sustentáveis. Inglaterra, Holanda, México, Estados Unidos, Japão e inclusive o Brasil utilizam os containers como moradias.

casas_containers

Casa de vidro: quem nunca imaginou em morar em uma casa de vidro sustentável? Saiba que na África do Sul, por exemplo, já é possível morar em uma casa de vidro com design moderno que facilmente se adapta as variações de temperatura.

Esquadrias de aço sustentam as grandes janelas de vidro permitindo a entrada de luz natural no interior da casa durante o ano todo, mesmo nos dias de inverno. Os vidros sustentáveis são produzidos através da técnica de resfriamento natural, que possibilitam o controle térmico dentro da casa mantendo a temperatura amena.

Os vidros estão presentes não só nas janelas, como também nas portas, corrimãos e guarda-corpos clareando bem os espaços. As demais vantagens de se morar em uma casa de vidro sustentável é a utilização de recursos naturais na geração de energia.

Casa de vidro

Casa de madeira plástica: a madeira plástica é produzida através da reciclagem de diversos tipos de resíduos plásticos agregados de carga orgânica, que são submetidos a processos industrializados de alta tecnologia. A madeira plástica é um produto sustentável de alta resistência à umidade, intempérie e mecânica, é imune a pragas, não degrada e dispensa qualquer tipo de manutenção ou pintura.

A utilização de madeiras plásticas na construção de casas evita a derrubada de árvores e é uma solução 100% ecológica.

Casa madeira plástica

Casa orgânica: utiliza material reciclável como pneus, vidro, latinhas de alumínio e garrafas PET. Os tijolos são substituídos por pneus recheados de terra compactada e palha altamente resistente, que funcionam como isolamento térmico e acústico. A laje é composta por garrafas PET e de vidro. A água da chuva é reaproveitada, os painéis solares aquecem a água através de um sistema de canalização feito de garrafas PET e canos de PVC.

A ideia do aproveitamento do material reciclável para a construção desta casa foi de dois produtores brasileiros Vera e Yuri Sanada.

Casa orgânica

Bambu, palha e tijolo: a casa mais sustentável da Tailândia utilizou na sua construção materiais de baixo custo e naturais. A moradia possui 150 m² distribuídos em ambientes pequenos e aconchegantes. Imensas janelas circundam toda a casa, e claraboias são usadas para clarear o interior da casa reduzindo os gastos com energia. Bambu e palhas da região foram utilizados para fazer o telhado.

Casa sustentável Tailândia

Casa de pedra: nas regiões mais frias da Europa é comum encontrar casas feitas de pedra que seguem um estilo rústico de construções. A pedra é um material encontrado facilmente na natureza, e servem como isoladores acústicos e térmicos. As casas sustentáveis utilizam painéis solares e turbinas eólicas para gerarem energia limpa, além do reaproveitamento da água da chuva.

Casa de pedra

Depois das ideias aqui propostas de casas sustentáveis neste artigo, você já decidiu qual será a sua escolha?

Se estiver em dúvida de qual a melhor opção, veja mais informações sobre sustentabilidade na construção civil acessando este link ou entre em contato com a nossa equipe de engenharia da D&K Negócios, Intermediação e Consultoria que poderá desenvolver um projeto sustentável específico para as suas necessidades.

 

Os artigos aqui publicados e este blog estão protegidos pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. É PROIBIDO copiar, imprimir ou armazenar de qualquer modo os artigos aqui expostos, pois estão todos registrados.

 

Licença Creative Commons
O trabalho Morando em uma casa ecologicamente correta de Marisa Fonseca Diniz está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://marisadiniz.wordpress.com/2014/03/24/morando-em-uma-casa-ecologicamente-correta/.

Anúncios

One thought on “Morando em uma casa ecologicamente correta

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s