Edifícios espelhados ao redor do mundo

Marisa Fonseca Diniz

Os avanços ecológicos ao redor do mundo têm trazido diversos  benefícios às novas construções, edifícios espelhados é a nova tendência arquitetônica do mundo moderno. Os vidros aplicados nas novas construções retêm a energia solar, diminuindo a necessidade de luz e de ar condicionado. O consumo de energia diminui devido à película espelhada, refletiva que absorve parte do calor, deixando o ambiente mais leve e fresco. A manutenção desse tipo de fachada é de baixo custo, e mais fácil de limpar e conservar.

Apesar das críticas e resistência de alguns engenheiros do setor da construção civil, esta é uma nova tendência ecologicamente correta, e muito facilmente encontrada em grandes centros urbanos ao redor do mundo.

A Freedom Tower é considerada a primeira torre ecológica de Nova Iorque por utilizar materiais recicláveis e de economia energética, dentre estes materiais está o vidro espelhado da fachada, que proporcionou a Certificação do Leed Gold.

Freedom Tower

Na China, a New Century Global Center é um edifício multifuncional  construído sobre uma estação de metrô em Chengdu. Com 100 metros de altura e 400 metros de largura, o edifício que é considerado o mais largo do mundo utilizou uma estrutura que é composta por aço espelhado, vidro abobadado e um “sol artificial” que brilha 24 horas por dia refletindo uma temperatura agradável.

New Century Global Centre

A torres canadenses Absolute Towers foram projetadas pela MAD Architects e são totalmente sustentáveis. Com 170 metros de altura, a fachada é toda de vidro sustentável proporcionando redução de gasto de energético, além de contribuir com a iluminação e climatização ambiente.

 Absolute Towers

A Swiss Re Building, também conhecido como The Gerkin é um arranha-céu espelhado que fica localizado no centro financeiro de Londres. A torre tem 180 metros de altura e usa métodos de economia de energia, que permite usar metade da energia que uma torre semelhante normalmente consome. Os gaps em cada piso criam seis eixos que servem como um sistema de ventilação natural para todo o edifício. Os eixos criam um gigante efeito de vidro duplo, onde o ar circula e climatiza o espaço interno dos escritórios.

Swiss Re Building

O edifício Aldar Headquarters localizado nos Emirados Árabes Unidos é totalmente sustentável. A estrutura esférica é formada por duas conchas de vidro espelhado e jateado unidas por uma estrutura metálica, que contribui para o aproveitamento da luz solar economizando energia. O aço da estrutura foi fabricado através de materiais recicláveis diminuindo desta maneira a produção de resíduos.

Aldar Headquarters

Fonte: fotos web

Os artigos aqui publicados e este blog estão protegidos pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. É PROIBIDO copiar, imprimir ou armazenar de qualquer modo os artigos aqui expostos, pois estão todos registrados.

Licença Creative Commons
O trabalho Edifícios espelhados ao redor do mundo de Marisa Fonseca Diniz está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://marisadiniz.wordpress.com/2014/03/11/edificios-espelhados-ao-redor-do-mundo.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s