As maiores minas do mundo

Marisa Fonseca Diniz

Mina é uma jazida que produz metais preciosos ou não, minerais industriais e agregados para a construção civil. As minas podem ser subterrâneas, de dragagem, céu aberto, entre outras. Todas as matérias-primas para a indústria, tais como minério de carvão, ferro provêm das regiões mais profundas da terra, mares, rios e lagos. Alguns metais jazem em estado nativo, tais como: ouro, cobre platina e prata, porém a maior parte deles é encontrada misturada por substâncias estéreis ou em combinações.

Algumas jazidas de minério encontram-se sobre a superfície ou abaixo dela, outras em leitos de rios e lagos, outras estão localizadas a milhares de metros abaixo do solo. A mineração mais fácil e rentável é aquela que está localizada sobre a superfície, por exemplo, a de argila, brita e areia utilizados como matéria-prima para a construção civil. Estas minas são mais conhecidas como depósitos de aluvião ou minas a céu aberto.

A  mineração a céu aberto é feita pela extração de rochas comercialmente úteis encontradas na superfície ou próximo dela, onde a espessura do terreno de cobertura é relativamente pequena, diferente da extração de minerais feita através de túneis escavados dentro da superfície ou abaixo dela. As jazidas minerais de cascalho dos leitos de rios engloba a dragagem, onde o minério pesado paira na superfície, e o mais leve é carregado pela água.

O mineral que está localizado abaixo de terrenos de grande espessura ou ocorre em veios da rocha geralmente são escassos ou raros, diferente daqueles que estão mais próximos da superfície e são expandidas até que o recurso mineral se esgote ou deixe de ser economicamente rentável. A mineração abaixo da superfície é processada através de poços abertos verticalmente. O minério é desprendido com o uso de dinamites, e o transporte é feito por meio de vagonetes que atravessam as galerias por meio de trilhos empurrados por mineradores ou máquinas até os elevadores que sobem à superfície.

O custo da mineração subterrânea é altíssimo devido os equipamentos complexos e caros utilizados para a escavação e  extração. As ferramentas utilizadas são pneumáticas como as talhadeiras e brocas de ar comprimido. Os explosivos podem ser de nitrato de amônio ou dinamites conforme a espessura e dureza das rochas. O grande risco para os mineradores é o perigo de envenenamento pelo gás tóxico “grisu” proveniente da decomposição das rochas. A utilização de EPI’s, tais como, máscaras protetoras contra a poeira das escavações evita doenças do sistema respiratório.

Muitos são os problemas encontrados nas minas subterrâneas, tais como: a drenagem de água reunida no fundo dos poços que podem ter mais de 5 000 metros de profundidade, a falta de ventilação adequada, uma vez que, quanto mais profunda a mina, maior é a temperatura podendo chegar até 50º C.

Novas tecnologias têm sido desenvolvidas a fim de melhorar as condições de trabalho nas minas, além de investimentos em profissionais qualificados, incluindo engenheiros de minas que são os responsáveis pela pesquisa, prospecção, análise de recursos minerais, extração, beneficiamento dos minerais, entre outras funções.

As maiores minas em atividade atualmente no mundo são aquelas onde a extração é feita a céu aberto, os recursos minerais extraídos por este tipo de mina são: argila, carvão, coquina, granito, gesso, calcário, gravilha, mármore, cobre, ferro, areia, cascalho (brita)e arenito.

Zona de Carvão de Kuznetsk: localizada na Sibéria Ocidental possui 7 milhões de hectares de extensão, é considerado um dos maiores depósitos a céu aberto de carvão no mundo;

Mina de Kuznetsk, Russia

Mina Chuquicamata: localizada no Chile possui 4,3 km de cumprimento, 3 km de extensão e 850 metros de profundidade é considerada uma das maiores minas em atividade da Terra, além de ser referência mundial na produção de Molibdênio;

Chuquicamata, Chile 1984

The Fimiston Open Pit: também conhecida como Super Pit é a maior mina de ouro da Austrália com 3,5 Km de comprimento, 1,5 Km de largura e 360 m de profundidade;

Super Pit, Austrália

Mina Grasberg: é a maior mina de ouro do mundo, e a terceira maior de cobre localizada na Indonésia.

Grasberg_Indonésia

Os artigos aqui publicados e este blog estão protegidos pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. É PROIBIDO copiar, imprimir ou armazenar de qualquer modo os artigos aqui expostos, pois estão todos registrados.

Fotos:

Fonte web

Licença Creative Commons
O trabalho As maiores minas do mundo de Marisa Fonseca Diniz está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://marisadiniz.wordpress.com/2014/03/06/as-maiores-minas-do-mundo/.

Anúncios

4 thoughts on “As maiores minas do mundo

    1. Ana Lira todos os artigos são registrados, portanto tem propriedade intelectual e os registros fotográficos foram licenciados para serem utilizados, portanto se você copiar qualquer trecho do artigo poderá responder processo por plágio por uso indevido. Caso você não saiba, o escritor é aquele profissional que tem conhecimento dos assuntos nos quais escreve. Fonte é apenas citada em trabalhos escolares ou quando o escritor quis destacar algum outro texto de um outro escritor, o que não é o caso, e com autorização do mesmo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s