Pontes que ligam o mundo

Por Marisa Fonseca Diniz

As estradas que os homens usam muitas vezes possuem obstáculos, como rios, vales, abismos, mares que precisam ser vencidos por construções especiais como as pontes. As primeiras pontes surgiram de forma natural pela queda de troncos de árvores sobre os rios. Desde a antiguidade, os povos civilizados construíram pontes de madeira, cordas, vigas, vigas escoradas ou armadas simples.

Os antigos romanos foram os primeiros a construir pontes de arco. A estrutura dessa ponte tem a forma de um arco que se fixa ao solo nas extremidades, e o peso da estrutura transmite-se ao solo, em ângulo. O tabuleiro (parte da ponte por onde passa o tráfego) pode ser colocado sobre o arco superior da mesma maneira  como os romanos construíam. Quando a altura da ponte é muito grande, no caso de rios ou abismos profundos, se torna difícil construir pilares, nesse caso utilizam-se pontes de arco ou suspensas.

As pontes de vigas são as mais simples e as mais antigas. Consistem em uma ou mais vigas de madeira, pedra ou metal apoiadas, nas extremidades, em pilares. O comprimento é limitado, pois se a pressão for muito grande a viga pode partir ao meio. A construção de pontes muito grandes de vigas se faz necessário usar pilares intermediários, cuja função é evitar o rompimento da viga e transferir o peso da viga e dos objetos que estarão sobre ela.

Dois tipos de pontes foram derivados das pontes de viga: as pontes de treliça e as de consolo ou cantiléver. A ponte de treliça tem a estrutura de metal trançado, cuja função é distribuir melhor as forças submetidas por elas. A ponte de consolo é apoiada sobre pilares, e sobre encontros artificiais construídos nas margens dividindo assim o peso da estrutura.

A ponte suspensa ou pênsil é usada quando há grandes obstáculos a serem vencidos. Os cabos são pendurados sobre o rio, por exemplo, e a plataforma fica suspensa nesses cabos. As pontes suspensas modernas têm duas torres altas nas quais os cabos são pendurados, a fim de poderem sustentar a maior parte do peso da plataforma. Os cabos são feitos por milhares de fios de aço trançados, e seu diâmetro pode chegar a 1 metro.

Vamos conhecer algumas pontes famosas, e suas principais características:

1)     Golden Gate Bridge: localizada na Califórnia, Estados Unidos, começou a ser construída em janeiro de 1933 e foi concluída em 1937. É uma ponte pênsil com 2737 metros de comprimento total.

golden gate

2) Sidu River Bridge: fica localizada na China, é uma ponte pênsil que cruza o vale do Rio Sidu. É considerada a ponte mais alta do mundo com 1.222 m.

Sidu River Bridge

3) Ponte de Millau: é uma grande ponte suspensa por cabos que facilita a travessia do vale do Rio Tarn, próximo de Millau no sudoeste da França. É a ponte mais alta aberta ao tráfego de veículos no mundo com 343 metros de altura. Foi inaugurada em dezembro de 2004.

Ponte de Millau

4) Ponte Passagem da Represa Hoover: é a primeira ponte construída em aço e concreto dos Estados Unidos, também considerada a maior ponte em arco do mundo.

Ponte-da-Represa Hoover-Arizona-EUA

5) Ponte da Baía de Jiaozhou: localizada na China com 42 quilômetros é considerada a maior ponte sobre o mar.

ponte da baía de Jiaozhou,

6) Ponte Rio Niterói: localizada no Rio de Janeiro, Brasil, possui 13,29 quilômetros e foi inaugurada em 1974.

Ponte Rio Niteroi

Se você  é um apaixonado por pontes, mas não é engenheiro pode fazer suas pontes de palito de sorvete. Veja:

ponte de treliça_1

Licença Creative Commons
O trabalho Pontes que ligam o mundo de Marisa Fonseca Diniz foi licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.
Com base no trabalho disponível em https://marisadiniz.wordpress.com/2013/07/21/pontes-que-ligam-o-mundo/.

Anúncios

3 thoughts on “Pontes que ligam o mundo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s